quinta-feira, 23 de junho de 2011

Mensagem de Encerramento de Época pelo Treinador da equipa Sénior

Depois da Mensagem do Presidente do Rugby Clube de Loulé, agora fica a Mensagem pelo Treinador da equipa Sénior.

Começamos a época a 17 de Agosto treinando no Estádio Algarve Campo nº 2 durante 3 semanas uma vez que o Campo de Rugby teve uma intervenção para a colocação do sistema de rega automático.
Nestas 3 semanas realizamos treinos de condição física cada dia mais duro e a equipa respondendo muito bem às cargas físicas impostas pela equipa técnica.
Quando começamos a treinar no nosso campo começamos a treinar o nosso plano de jogo e aspectos técnico-tácticos.
Quando estava tudo pronto para começar a jogar um campeonato normal fomos avisados pela FPR que algumas equipas desistiram do campeonato, na semana que este começou o que prejudicou as outras equipas que minimamente estava organizadas (RCL, S. Miguel e Moita). Quando já corria esse boato entre as equipas. Espero que este ano essas equipas não voltem a prejudicar o trabalho mais ou menos organizados dos clubes que querem disputar o campeonato sério.
Foi assim que ao final de 3 jogos já estávamos apurados para a 2ª Fase e estávamos 2 meses em jogar antes da Fase Final. Temos ultrapassar essa falta de competição com alguns jogos treinos, mas como sabemos um jogo treino não é igual a um jogo oficial, ainda por cima num jogo treino acontece a lesão mais grave, desde que sou treinador, o Paulo Semeão partiu a Tíbia e o Perónio (agora já anda e já vai ao ginásio, está a preparar o regresso que será para o início da próxima época).
É então que começamos a Fase Final com uma excelente vitória perante o S. Miguel, mas a maré de azar estava sobre a equipa pois esta época foi o ano das lesões, já tinha sido o João Costa (Ligamentos do Joelho), Paulo Semeão (Tíbia e Perónio) neste jogo foi o Miguel Peres (Osso da cara) e mais tarde foi o Hugo Rodrigues (Joelho) e o Flávio Martins (Joelho) foram todas lesões traumáticas e nenhuma delas foi musculares o que mostra que todos os atletas estavam bem fisicamente.
O próximo jogo foi em Santarém (equipa que subiu de divisão) e ai mostramos que ainda não somos equipa psicologicamente adulta pois a primeira parte entramos a dormir e a pensar nas más condições do relvado, a falta de balneários, as picardias dos outros jogadores e ai perdemos uma boa oportunidade para subir de divisão.
É então que no jogo contra o Técnico fizemos o melhor jogo da época sempre a acreditar que íamos ganhar o jogo e ganhamos (única equipa que venceu o Campeão Nacional no campeonato).
No fim de semana a seguir foi o jogo que ainda agora penso se aconteceu com um árbitro que nem para apitar os jogos dos Sub-8 servia pois inventou regras que nem a IRB está a pensar implementar, ainda bem que estavam algumas pessoas ligadas à FPR a assistir ao jogo, eu sei que existe falta de árbitros mas por amor de Deus não é preciso usarem todso os que querem apitar, deve haver uma avaliação antes de colocarem árbitros a apitar a II Divisão.
Este foi um momento marcante pois notou-se uma desmotivação dos atletas na comparência aos treinos, mas mesmo assim foi nesses jogos que conseguimos implementar o nosso sistema de jogo.
Quê veio assistir aos nossos jogos em casa com o Santarém e com o Técnico saíram satisfeitos e viram dois excelentes jogos. Para finalizar tivemos uma deslocação onde mais uma vez desenvolvemos o espírito de grupo todos unidos e com algumas brincadeiras que fazem parte de uma equipa, o melhor dessa viagem foi a vitória que arrancamos na Cidade onde Nasceu Portugal.
No dia 7 de Maio foi o dia do nosso Torneio Internacional e para aquecimento tivemos o jogo para o campeonato onde obtivemos a maior vitória dos últimos anos 82-3 (já não me lembro desde quando tinha uma vitória por números tão alargados) e ainda obtivemos o 2º lugar no Torneio Internacional. De referir que recebemos elogios das equipas estrangeiras a perguntar-me como é que conseguimos correr, é aqui que se fica comprovado o excelente trabalho de base que realizamos na pré época.
É então que jogamos o último jogo e mais uma vez uma polémica da FPR na terça ainda não sabíamos onde jogávamos e a que horas era o jogo, mas enfim lá foi em Loulé como achava que devia ser, mas com minha pena não pude estar presente por motivos pessoais mas ainda bem porque não foi um jogo próprio para cardíacos.

Foi assim por palavras curtas que foi a época de 2010/2011.

Não posso ainda de deixar aqui um pequeno recado a alguns jogadores que não vieram a treinos porque estava frio, estava de chuva, havia futebol na TV, que os jogos já não contavam para serem campeões, etc... quando existem alguns jogadores deixam de gozar folgas um fazem directas para ir poder ajudar a equipa ou ainda deixam de estar com a sua família para ajudar a equipa. Se querem ser CAMPEÕES é este o princípio que devem ter e não desculpas esfarrapadas para não estarem presentes nos treinos e jogos.

Devo deixar uma palavra de agradecimento às pessoas que me acompanharam ao longo desta época, ao Paulo Lampreia por toda a organização e planeamento com as inscrições, equipamentos, boletins de jogo, marcação de refeições, todos o trabalho burocrático que é necessário para uma equipa poder jogar.
Ao Rui Mendonça "PITUI" pelo todo empenho e ajuda que me deu nos treinos e jogos que na parte física quer na parte "psicológica" de alguns jogadores.
Ao João Luís que está a cumprir um castigo disciplinar mas que nesta época ajudou em todos os treinos até uma fase determinada da época, na minha opinião é um excelente jogador e ainda por cima tem jeito para dar treino, não é fácil treinar atletas que são bem mais velhos.
Ao José Figueiredo esteve presente nos treinos que podia e deu sempre uma ajuda no apoio aos treinos e jogos.
À equipa médica, ao André Sousa"COCAS" que muitas vezes não ia nas cantigas de alguns jogadores mas que fazia alguns impossíveis para que este pudessem estar prontos para as batalhas do fim de semana e ao Mário que estava presente quando o André não podia.

Como os últimos são os primeiros a todos os jogadores que estiverem presentes em mais de 100 treinos e que deixaram de estar presente com os seus familiares para passarem mais de 9 000 minutos nos treinos e longas horas no mesmo autocarro para irmos para os jogos.

Obrigado a todos que estiverem presentes nesta boa época desportiva.

1...
1,2...
1,2,3 Loulé


André Gomes
Treinador da equipa Sénior do Rugby Clube de Loulé


Força RCL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário