quinta-feira, 23 de junho de 2011

Mensagem de Encerramento de Época pelo Presidente

Como foi prometido agora as mensagens de Encerramento de época, começando pelo Presidente do Rugby Clube de Loulé.

Já se instalou no nosso dia-a-dia o calor próprio dos dias compridos que tem abrilhantado este período das festas dos santos populares, constituindo-se como um sinal inequívoco de mais um iminente fim de época na história do Rugby Clube de Loulé.
É, pois, tempo de balanço destes dez meses de actividade intensa, durante os quais, todos os atletas, colaboradores, técnicos, e dirigentes do Rugby Clube de Loulé, não regatearam esforços para engrandecer o nosso clube e levar mais longe o nome do nosso concelho.
Obviamente que, no centro das atenções, estarão sempre os resultados desportivos e, salvo melhor opinião, quanto a este aspecto, não poderemos deixar de estar orgulhosos pelo cumprimento dos objectivos.
De destacar a prestação da equipa sénior que terminou o Campeonato Nacional da II Divisão num honroso quinto lugar entre dezanove equipas, quando o seu único objectivo era alcançar a fase final. Também na Taça de Portugal os nossos atletas seniores venderam cara a eliminação pelo primo-divisionário CDUP.
De igual modo, também os Sub 18 tiveram prestação assinalável, para uma equipa constituída por um misto de atletas desta faixa etária com outros tantos do escalão inferior, alguns deles no seu primeiro ano de Sub 16. Venceram invictos a fase de apuramento do Campeonato Nacional - Grupo B - Sul para terminar a 2ª fase da competição num meritório quinto lugar entre doze equipas.
A equipa feminina terminou a fase de apuramento do Campeonato Nacional da 2ª Divisão Feminino - Sul no segundo lugar, enquanto que os Sub 14 alcançaram o 3º lugar entre as oito equipas participantes no circuito de torneios regionais de rugby de sete da Associação de Rugby do Sul.
Mas, a prática da modalidade no Rugby Clube de Loulé não é só feita de competição e as escolas são hoje uma das principais preocupações do nosso clube, não só através das nossas equipas Sub 8, Sub 10 e Sub 12, que participaram na quase totalidade dos torneios regionais e convívios da ARS, mas também por via da aposta na divulgação da modalidade junto dos alunos dos estabelecimentos de ensino do nosso concelho, bem como, ainda recentemente, de uma das escolas de São Brás de Alportel. Com a realização destas múltiplas acções de divulgação do RCL deu ao rugby a conhecer a muitas centenas de crianças, visando, não só, o engrossar do número dos nossos atletas, mas também, deixar o bichinho que, futuramente, os poderá levar a optar pelo rugby.
Como habitualmente, também esta época levámos a bom porto a organização dos nossos torneios - o Internacional, que apagou a sua 25ª vela e que contou com a presença de seis equipas, das quais cinco britânicas; e o Ti Anica Sevens disputado por onze equipas nacionais e uma britânica.
Para além destes, organizámos uma jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão Feminino - Sul, enquanto que o Torneio de Sevens Sub 16 e Sub 18 não se realizou devido à ausência de equipas inscritas, o mesmo sucedendo como o convívio das escolas que teve idêntico destino pelos mesmos motivos.
Estas são duas notas dissonantes nesta melodia, porque destoam da postura do Rugby Clube de Loulé, que faz das tripas de coração para comparecer em todas as competições onde se inscreve e na grande maioria dos torneios regionais e convívios de escolas, numa roda-viva de viagens nunca inferiores a 500 quilómetros as quais, não merecendo tratamento recíproco de muitos dos clube congéneres.
Todas estas actividades e participações, como certamente imaginarão, só foram possíveis de levar a cabo com a abnegada participação dos nossos colaboradores, atletas, técnicos e dirigentes, muitos dos quais foram inexcedível em disponibilidade e entrega em benefício do RCL e da modalidade. Quanto mais não fosse, este seria sempre um grande motivo de orgulho por mais este ciclo que agora se encerra. A todos sem excepção endereço um grande MUITO OBRIGADO E BEM HAJAM.
Antes de terminar gostaria de vos fazer recordar que no início, em Outubro, elegi dois grande objectivos para esta época - a recuperação da nossa sede e atingir um nível global de disciplina de excelência entre os nossos colaboradores, atletas, técnicos e dirigentes.
Obviamente que no primeiro deles não foi atingido, mas , como então referi, (...) o cumprimento ou incumprimento de um deles foge, em toda a linha, ao nosso controlo (...) porque, não sendo dono nem executante da obra, não há como forçar a entrega da nossa sede para obviar os efeitos negativos que o seu encerramento produzem na vida do nosso clube. Custa-nos mas não nos derrota.
O outro objectivo, pelo contrário, parece-me ter sido plenamente atingido, uma vez que, em toda a época, apensas um atleta nosso foi alvo de sanção disciplinar e por uma única vez. Este, sim, é um grande motivo de orgulho, que, sem qualquer sombra de dúvida, nos confere a sensação de dever (quase) cumprido e nos faz ambicionar com uma próxima época ainda mais disciplinada.


Loulé, em 20 de Junho de 2011

O Presidente da direcção,

Paulo Henrique Vinhas Laginha dos Ramos



Força RCL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário