quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Entrevista ao Tomaz Morais - Seleccionador Nacional

Durante os dois dias de estágio em Loulé, foi feita uma pequena entrevista ao Tomaz Morais, Seleccionador Nacional desde Setembro de 2001:

Blog do Rugby Clube de Loulé: - O que tem previsto para o resto da Fase de Apuramento para o Mundial?
Tomaz Morais: Difícil, vai ser muito complicada. Há 4 equipas muito fortes, que neste momento lutam pelos 2 primeiros lugares, nós temos a desvantagem de jogar o primeiro jogo na Rússia que ganharam cá na primeira volta por 4 pontos, entramos muito mal no jogo e mal preparados e na segunda encostamos os russos completamente e ir à Rússia surpreende-los e ganhar o jogo. Depois a Roménia e a Geórgia em casa, que vão ser ganhos ao ponto em que Portugal vai ter que batalhar muito. O grande problema vai ser jogar fora em Espanha, que para eles é o jogo do Ano. E a ida a Alemanha no Inverno, vai ser também muito complicado com muito frio. Mas são 5 finais para ganhar.

BRCL: - O que acha das condições que o Algarve oferece para à prática da modalidade e para a preparação do Mundial?
TM - Fantásticas. Há muito tempo digo e que se vai passando no Algarve, para estágios e fazer jogos com sol durante o ano e tem trazido equipas e selecções do norte da Europa cá ao Algarve e nós temos que aproveitar da melhor forma. E ao mesmo tempo têm que se promover mais o rugby no Algarve, com mais jogadores e ter o Rugby Clube de Loulé numa Divisão superior.

BRCL: - O que acha da divisão da Selecção de XV e VII?
TM - Ela é natural, nós de momento não temos jogadores suficientes para cumprir as obrigações em termos de resultados no Circuito Mundial de Sevens e o Apuramento para o Mundial de 2011. Neste momento há jogadores a trabalhar em Lisboa com outro treinador que têm jogado só Sevens e alguns que não sejam utilizados aqui no XV nos jogos de Fevereiro e Março serão utilizados nos Sevens. O futuro dirá se há aqui jogadores vão jogar nos Sevens, mas a separação tem que ser gradual e não pode ser logo feito de uma vez só.

BRCL: - O que acha das camadas jovens da nossa Selecção?
TM: Estão a trabalhar muito bem, facto de termos uma academia que trabalha regularmente em Lisboa, Coimbra e Porto tem elevado tecnicamente os jogadores mas o nosso problema continua a ser o físico e continuamos a perder com as outras selecções com o nível físico. E aí é que os jovens tem que evoluir e não se está a verificar, estão a trabalhar mas não há níveis mundiais. Mas a melhoria é evidente, mas temos aqui o Veltioven Tavares (Jogador do CDUL) e o Rafael Simões (Jogador do CF Belenenses) que saíram da Academia com 18 e 19 anos e outros que tem jogado na Selecção de Sevens que é prova dos treinadores estão a fazer. Agora precisamos de uma Academia de Elite com jogadores residentes para o desenvolver como verdadeiros jogadores de rugby.

Agradeço a disponibilidade do Tomaz Morais para esta pequena entrevista.

Sem comentários:

Enviar um comentário